Conclusão

    Os vertebrados conseguem viver nos mais variados ambientes.E o mesmo o ambiente aparenta ser bom ,para o animal muitas vezes ele é estressante.A análise dos modos pelos quais eles conseguem sobreviver e viver nesses ambientes estressantes , fornece muitas informações sobre o modo pelo qual eles funcionam como organismos ,isto é, como interagem a morfologia , a ecologia  e o comportamento.

    A ectotermia e a endotermia representa adaptações a lugares estressantes para certos animais e condições naturais para outros em prol da sobrevivência.

    Em meio a lugares extremamente frios ou quentes , os vertebrados através da regulação da temperatura corporal, conseguem se manter nesse ambiente e sobreviver mantendo sua espécie.

    A ectotermia permite aos vertebrados o baixo consumo de energia ,mas não conseguem manter a sua homeostase .Os endotermos tem um alto consumo de energia ,especialmente para manter a sua homeostase.

    As vantagens e desvantagens dessas adaptações podem parecer a nossos olhos ruins ou boas , mas se pensarmos que dentro desse contexto temos uma fauna diversificada e que cada ser vivo desse planeta em que vivemos procura de alguma viver a qualquer custo , e que,  a vida e sobrevivência de sua espécie é imprescindível , já não conseguimos separar as vantagens e desvantagens e sim em diferentes adaptações de acordo com a necessidade de cada ser vivo.

 

www.ich.pucminas.br/pged/db/wqs/index.htm

 

Notas

Artigos de Pavlov e Skinner

Mensagem para as Luds

Ecologia –exercícios