Conclusão

Você pôde constatar com esse WebQuest que a questão da chuva ácida e da poluição atmosférica é séria e exige a atenção de todos, sejam políticos, ambientalistas, professores, alunos. Enfim, todos os segmentos da sociedade civil devem estar preocupados com esse problema que aflige cada vez mais às populações humanas.

A chuva ácida nos indica problemas na poluição atmosférica. São problemas que colocam em risco nossas florestas, nossos rios e lagos, nossos monumentos históricos, nossa saúde. A questão da chuva ácida é séria e preocupa a muitas pessoas.

Alguns governos e organizações começam a dar respostas ao problema da poluição atmosférica com suas conseqüências como as chuvas ácidas, o esfeito estufa e a destruição da camada de ozônio. A prevenção da chuva ácida é uma preocupação, inclusive pelos problemas causados à saúde das pessoas.

A chuva sempre inspirou poetas e músicos. Mesmo a chuva ácida, com seus nefastos efeitos, acabou sendo também tema em música.

O som ao fundo é uma versão instrumentalizada e digitalizada (midi) da música "Fall on me", um sucesso de 1986 da banda R.E.M. que faz referência à chuva ácida.

Como um exercício complementar a esse WebQuest, você poderia, com a ajuda de colegas e do professor de Inglês, olhar com cuidado a letra da música "Fall on me" e identificar em que trecho extamente há uma referência à questão da chuva ácida.

A letra da música está disponível on-line. Imprima a letra e localize o trecho que fala da chuva ácida. Se você encontrar dificuldade com a tradução da letra da música, em último caso (mas só em último caso mesmo!) clique aqui.

Se você ainda tiver tempo e, principalmente, interesse, veja um poema de Fernando Pessoa que fala da chuva.

Curta o ritmo da música e pense na questão da chuva ácida. Principalmente pense no que você, enquanto cidadão, pode fazer para diminuir a poluição atmosférica e, por decorrência, pelo menos diminuir os efeitos da chuva ácida.

Volta ao início volta  ao início do WebQuest